Drenagem Linfática na gravidez


Drenagem na Gravidez

O que fazer durante a Gravidez? Sempre com o acompanhamento médico!

Na Live Bela este procedimento em grávidas, somente realizamos se tiver encaminhamento médico.

Durante a gestação, o organismo da mulher sofre algumas alterações importantes, visando o bem estar do bebê que está por vir.

Um grande número de futuras mamães têm perguntas sobre os cuidados estéticos no período gestacional, dúvidas sobre o que se pode fazer e sobre o que está contra-indicado e as diferenças entre os trimestres da gravidez.

Este artigo busca esclarecer alguns pontos fundamentais.

Nesta fase, a mulher, além de estar sensível e suscetível a alterações psicológicas, experimenta muitas mudanças estruturais em seu corpo.

Devido ao elevado nível de cobrança pela beleza estética e o concorrido mercado de trabalho, as grávidas passaram a se cuidar mais e a se preocupar com cuidados estéticos desde os primeiros momentos da gravidez até após o parto.

Durante a gravidez, os cuidados resumem-se à: sessões de drenagem linfática, hidratação corporal, limpeza de pele e hidratação facial.

No pós-parto, após o período da amamentação os tratamentos convencionais estão liberados.

O primeiro trimestre da gravidez é o mais delicado de todos. Nesta fase ocorre a formação do feto, é a fase em que ocorre a formação de todos os órgãos. Os cuidados com o uso de produtos e medicamentos é fundamental para que não ocorram má-formações no feto. Neste período, as mudanças estruturais ainda são discretas. Inicia-se um processo de acúmulo de líquidos e uma leve distensão abdominal. Pode-se dar início às sessões de drenagem linfática, mas não é recomendado drenar a região abdominal durante a gestação, embora a circulação linfática esteja localizada num plano bem acima do útero.

Sessões mensais de limpeza de pele e hidratação da pele também estão recomendadas desde o início. A escolha dos produtos deve ser bem cuidadosa.

O uso do filtro solar é obrigatório. As alterações hormonais da gestação propiciam o aparecimento de manchas chamadas melasmas. São manchas escuras em forma de asa de borboleta, localizadas principalmente na face. Uma vez instaladas, sua remoção é bastante complicada e trabalhosa, portanto, prevenir é o melhor remédio.

A partir desta fase deve ser feita a estimulação da pele do abdomen e, também a estimulação dos mamilos: a estimulação da pele do abdomen se dá através de manobras de massagem localizada com movimentos de pinçamentos, esta técnica visa estimular a circulação local e com isso reduzir o aparecimento das estrias.

A partir desta fase a drenagem linfática nas costas deve ser feita lateralmente, ou seja, com a gestante deitada de lado. Além disso, para dormir, a gestante deve permanecer deitada de barriga para cima ou de lado voltada para a esquerda. Isso é muito importante, pois o ato de deitar do lado direito leva a uma compressão da artéria uterina e isso acarreta uma diminuição do batimento cardíaco do bebê.

Os cuidados estéticos do terceiro trimestre incluem sessões de drenagem linfática com uma frequência maior, chegando até 3 vezes por semana. Proteção solar, limpeza de pele mensal e hidratação profunda do corpo para evitar as estrias (nesta fase ocorre a instalação delas) são essenciais.

Conversar muito com o obstetra é fundamental.

A gestação é um momento único, divino e deve ser muito bem aproveitado e vivido intensamente.

Com pequenos cuidados, todas as mulheres podem ser lindas mamães.

Após o parto e após o período de amamentação os tratamentos estéticos estão liberados, mas é preciso lembrar que a gestação é um período de mudanças corporais, por isso é preciso entender essa fase maravilhosa e não ser muito exigente com o corpo.

Fale conosco! Estamos aguardando sua mensagem

Deixe-nos saber como responder para você sobre o seu comentário ou pergunta


Como podemos ajudar?

Sinta-se à vontade para comentar ou deixar uma pergunta.